Pular para o conteúdo principal

ABERTURA DO COMERCIO VAREJISTA - COMPETENCIA MUNICIPAL- LIMITES



SUMÁRIO: 1. A EXIGÊNCIA DO REPOUSO SEMANAL.
2. O COMÉRCIO PODE FUNCIONAR AOS DOMINGOS E FERIADOS?
3. AS LEIS MUNICIPAIS E O COMÉRCIO.

1.A exigência do repouso semanal remunerado.
Todos nós sabemos que o repouso semanal é de grande necessidade vital. O trabalhador após enfrentar a carga semanal de serviço sofre grande desgaste corporal e mental, sendo necessário o sagrado repouso, a fim de restituir a grande quantidade de energia investida e evitar que a fadiga provocado pelo excesso de trabalho comprometa a saúde e leve o obreiro ao "stress".
Além do descanso deve-se levar em conta os laços familiares e a estabilidade do instituto, como leciona (1) Valentim Carrion "O trabalho em dias que os filhos, a esposa e os amigos descansam contribui para a dissolução dos laços gregários, tão importantes para a própria sociedade, e a estabilidade do indivíduo; também repercute sobre a produção, a economia, a criminalidade etc."
O descanso semanal é disciplinado pela CLT e pela Lei n.º 605, de 5 de janeiro de 1949, tendo o seu regulamento aprovado pelo decreto n.º 27.048, de agosto de 1949. Esses textos vigoram em face do artigo 7º, inciso XV da carta constitucional, pois se estabelece apenas preferencialmente o repouso recair em Domingo.
No artigo 7º do regulamento Decreto n.º 27.048, (referente a Lei n.º 605 de 12 de agosto de 1949), contém casos em que é possível trabalho nos dias de repouso, porém fora dos casos previstos, verbis:
    " Art. 8º Fora dos casos previstos no artigo anterior, admitir-se-á, excepcionalmente, o trabalho em dia de repouso:
   a)quando ocorrer motivo de força maior, cumprindo à empresa justificar a ocorrência perante a autoridade regional a que se refere o art. 15, no prazo de 10 (dez) dias;
    b)quando, para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto, a empresa obtiver da autoridade regional referida no art. 15 autorização prévia, com discriminação do período autorizado, o qual, de cada vez não excederá de 60 (sessenta) dias, cabendo neste caso a remuneração em dobro, na forma e com ressalva constante do art. 6º, § 3º."
A autorização prévia concedida para as empresas nessas hipóteses, são de caráter transitório, como reza o artigo 9º da Lei n.º 605/49.
 " Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga"
É importante ressaltar que nos casos de força maior não é necessária a prévia autorização, no entanto é necessária a justificativa da atividade posteriormente ao órgão competente, visto que a falta da mesma poderá acarretar uma multa administrativa.
2.O comércio pode funcionar aos domingos e feriados?
O avanço diário do comércio apresenta a tendência de abertura de grandes centros comerciais, shoppings, grandes lojas de departamentos, lojas de conveniência. Essas empresas com as portas abertas todos os dias, nas grandes capitais e centros urbanos, tem grande presença no Brasil e no mundo, devido ao novo perfil apresentado pelo consumidor, exigindo serviços 24 horas por dias e 7 dias por semana, pela comodidade, segurança, facilidades, serviços alternativos, etc.
Essa realidade é provida pela Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000, art. 6º e parágrafo único:
"art. 6º. Fica autorizado, a partir de 9 de novembro de 1997, o trabalho aos domingos no comércio varejista em geral, observando o art. 30, inciso, I, da Constituição
Parágrafo Único – o repouso semanal remunerado deverá coincidir, pelo menos uma vez no período máximo de quatro semanas, com o Domingo, respeitadas as demais normas de proteção ao trabalho e outras previstas em acordo ou convenção coletiva."

Porém a CLT e lei 605/49 são claras, proíbem o trabalho aos domingos, quando não autorizado.
No entanto, há de se observar que o art. 6º da Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000, permite o funcionamento do comércio varejista em geral admitindo atividades comerciais que se encontram na relação a que se refere o art. 7º da lei 605/49, presente no Decreto nº27.048, de 12 de agosto de 1949, tem a permissão "ex lege", de trabalho nos dias de repouso, em caráter permanente, visto que existem inúmeros serviços que são imprescindíveis à sociedade, por esta razão não podem ser paralisados. O legislador tratou de esclarecer quais as atividades que merecem a autorização permanente de funcionamento nos dias de repouso, sendo que, então, temos a impossibilidade de concessão de repouso semanal em todos os domingos aos trabalhadores envolvidos nas referidas áreas do regulamento abaixo, in verbis:

    " II – COMÉRCIO
  
  •  1)VAREJISTA DE PEIXE
  •  2)VAREJISTA DE CARNES FRESCAS E CAÇA
  •     3)VAREJISTA DE PÃO E BISCOITOS
  •     4)VAREJISTA DE FRUTAS E VERDURAS
  •     5)VAREJISTA DE AVES E OVOS
  •     6)VAREJISTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS (FARMÁCIAS, INCLUSIVE MANIPULAÇÃO DE RECEITUÁRIO)
  •     7)FLORES E COROAS
  •     8)BARBEARIAS (QUANDO FUNCIONANDO EM RECINTO FECHADO OU FAZENDO PARTE DO COMPLEXO DO ESTABELECIMENTO OU ATIVIDADE MEDIANTE ACORDO EXPRESSO COM OS EMPREGADOS)
  •     9)ENTREPOSTOS DE COMBUSTÍVEIS, LUBRIFICANTES E ACESSÓRIOS PARA AUTOMÓVEIS (POSTOS DE GASOLINA)
  •     10)LOCADORES DE BICICLETAS E SIMILARES
  •     11)HOTÉIS E SIMILARES (RESTAURANTES, PENSÕES, BARES CAFÉS, CONFEITARIAS, LEITERIAS E BOMBONEIRIAS)
  •     12)HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE SAÚDE E AMBULATÓRIOS
  •     13)CASAS DE DIVERSÕES (INCLUSIVE ESTABELECIMENTOS ESPORTIVOS EM QUE O INGRESSO SEJA PAGO)
  •     14)LIMPEZA E ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS EM ESTABELECIMENTOS DE AVICULTURA
  •     15)FEIRAS-LIVRES E MERCADOS, INCLUSIVE OS TRANSPORTES INERENTES AOS MESMOS
  •     16)PORTEIROS E CABINEIROS DE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS
  •     17)SERVIÇO DE PROPAGANDA DOMINICAL
  •     18)ARTIGOS REGIONAIS NAS ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS
  •     19)COMÉRCIO EM PORTOS, AEROPORTOS, ESTRADAS, ESTAÇÕES RODOVIÁRIAS E FERROVIÁRIAS
  •     20)COMÉRCIO EM HOTÉIS
  •     21)AGÊNCIAS DE TURISMO, LOCADORA DE VEÍCULOS E EMBARCAÇÕES
  •     22)COMÉRCIO EM POSTO COMBUSTÍVEIS
  •     23)COMÉRCIO EM FEIRAS E EXPOSIÇÕES "

A princípio não existem objeções quanto aos itens taxados no regulamento, mas no entanto, a Lei n.º 605/49 e o seu regulamento presente no Decreto n.º 27.048/49, são da década de 40, visto que na época os bens e serviços de primeira necessidade, a grosso modo, enquadravam-se perfeitamente as necessidades da população, no entanto o comércio mudou, os hábitos dos particulares não são mais os mesmos. Por exemplo os grandes Supermercados, que vendem de tudo, desde discos e roupas, até pneus e lubrificantes automotivos.
Os Supermercados e as grandes lojas de departamento não estão especificadas na listagem mencionada, visto também não se enquadram em nenhum dos itens. Mesmo assim podem ser abertos nos dias de repouso? (2) O Superior Tribunal de Justiça assim tem decidido:
RECURSO ESPECIAL. SUPERMERCADO. FUNCIONAMENTO NOS DIAS DE REPOUSO. MULTA. DESCABIMENTO DA PUNIÇÃO. O Decreto n.º 27.048/49, que regulamentou a Lei n.º 605/49, permite que o comércio de gêneros de primeira necessidade funcione nos dias de repouso. Os modernos supermercados beneficiam-se de tal orientação. Recurso especial conhecido e provido. (Recurso Especial n.º 94.559 – Relator Exmº Sr. Ministro José de Jesus Filho – in DJU de 7.10.96)
É fato notório que os Supermercados não negociam apenas produtos de primeira necessidade, existem vários produtos que escapam da definição de gêneros de primeira necessidade, aparenta-se um desrespeito à proibição contida na lei de regência (Lei n.º 605/49 e o seu regulamento presente no Decreto n.º 27.048/49).

No entanto, o STJ tem considerado os Supermercados como uma extensão moderna dos antigos mercados e pequenos comércios varejistas, desta forma ficam protegidos pela Lei Federal 605/49, regulamentada pelo Decreto 27.048/49.

3. AS LEIS MUNICIPAIS E O COMÉRCIO

Suponhamos que um município através de seus vereadores, aprova uma lei que regula o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais na localidade. Na referida lei existe um artigo que condiciona a emissão de alvará de funcionamento para empresa, mediante a apresentação de acordo entre as Empresas e o Sindicato dos empregados. O Município através da referida lei, estará impondo uma obrigatoriedade ao condicionar a abertura do comércio, mediante apresentação de prévio acordo trabalhista com o Sindicato.
A lei n.º 10.101, de 19 de dezembro de 2000, indica a observação do inciso I, artigo 30 da Constituição Federal, o referido dispõe o seguinte, verbis:

"Art. 30. Compete aos Municípios:
I - legislar sobre assuntos de interesse local;"
Compete aos Municípios dispor sobre o horário do comércio varejista, apesar de não estar especificado, desde que respeitadas as leis Estaduais e Federais. Sabemos que existe hierarquia legal, as leis estaduais e municipais não podem ferir as federais.
 O STF assim já aduziu através da Súmula 419, in verbis:
" Os municípios têm competência para regular o horário do comércio local, desde que não infrinjam leis estaduais ou federais válidas".
Portanto a lei será inconstitucional, porque a competência de legislar sobre matéria trabalhista, é privativa da União. Como dispõe o artigo 22, inciso I da Carta Magna, verbis:
" Compete privativamente à União legislar sobre:
I – direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho (grifei)"
(3) Francisco Antônio de Oliveira assim se posiciona: " É questão de hierarquia de normas (controle da lei no espaço). Evidentemente, não poderá o município em suas posturas contrariar leis estaduais ou federais"
Então o Município que sancionar uma lei propondo tal condicionamento, estará ultrapassando o seu direito de legislar.
Se no caso da concessão de abertura permanente da referida lista de espécies de comércio, como reza o regulamento do Decreto n.º 27.048/49, estará a lei municipal criando obrigações, ferindo o disposto na lei federal. É um perfeito caso para uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), devido a carência de legitimidade do Município.
Bibliografia
CARRION, Valentin – Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho, São Paulo: Saraiva (Recurso Especial n.º 94.559 – Relator Exmº Sr. Ministro José de Jesus Filho – in DJU de 7.10.96)
OLIVEIRA, Francisco Antônio de – Consolidação das Leis do Trabalho: comentada, São Paulo: RT, 2000
Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/1991/abertura-do-comercio-nos-dias-de-repouso-e-as-normas-de-protecao-do-trabalho#ixzz286ADXyl0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR

A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinando o trabalho, aplicando, se necessário, as penalidades aos empregados que não cumprir com as obrigações do contrato de trabalho.   Concomitantemente, ao estabelecer no artigo 3º a definição de empregado, impõe a este a dependência do empregador, seja na execução do trabalho mediante ordens, seja na continuidade ou não do emprego ou na possibilidade de medidas disciplinares por descumprimento ao estabelecido em contrato.   Para se manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho o empregador possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que ocorrer por parte do empregador.   CONCEITOS   Advertência   Embora não há legislação que discipline a aplicação de advertências, este ato está

Projeto permite que sindicatos participem da escolha de membros da Cipa

O Projeto de Lei 7206/14, em análise na Câmara dos Deputados, permite a participação de sindicatos na escolha dos membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa). O deputado Assis Melo (PCdoB-RS), autor da proposta, explica que a indicação dos empregados indicados por sindicatos, no entanto, não é obrigatória para realização das eleições. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5.452/43) exige que as empresas mantenham a Cipa, com representantes da empresa e dos empregados. Os representantes dos empregados são eleitos em votação secreta, cuja participação é exclusivamente de empregados interessados, sem a participação de sindicatos no processo. A Cipa tem como atribuição de identificar os riscos do processo de trabalho; preparar planos de ação preventiva para problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias; entre outras. Para o deputado Melo, a par

TRT-RN condena Narciso Enxovais

Escrito por: TRT-RN Acervo TRT-RN O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN) manteve a condenação da Narciso Enxovais para o pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos morais a uma ex-gerente submetida a tratamento degradante e vexatório durante treinamentos motivacionais promovidos pela empresa. Entre esses treinamentos impostos aos empregados, estava andar sobre um caminho de brasa quente. Em sua reclamação à 9ª Vara do Trabalho de Natal, a ex-gerente explica que trabalhou na Narciso a partir de julho 2009, inicialmente como assistente de vendas e, depois, foi promovida a gerente de loja. Demitida sem justa causa, em julho de 2021, a gerente informa que durante o período de seu contrato de trabalho foi obrigada a participar de vários treinamentos e reuniões para cobrança de metas. Meta ou Morte Em treinamento realizado num hotel fazenda, os ger