Pular para o conteúdo principal

21º CONGRESSO COMERCIARIO

A CNTC esteve presente no 21º Congresso Sindical promovido pela Fecomerciários,
realizado na Praia Grande, São Paulo, representada pelo Presidente Levi Fernandes Pinto, pelo 2º. Vice-Presidente, Valmir de Almeida Lima, pelo Diretor-Secretário, Lourival Figueiredo Melo, pelo Diretor de Patrimônio, Luiz de Souza Arraes, e pelo Presidente da Federação dos Comerciários do Estado de Goiás e Tocantins, Edson Garcia.

Fala do Presidente Levi Fernandes Pinto na Fecomerciários 
“Inicialmente gostaria de saudar o Companheiro Luiz Carlos Motta e demais companheiros e companheiras da Fecomerciários. É uma honra para nós representar a CNTC no 21º. Congresso Sindical Comerciário, com uma pauta de palestras e debates de grande relevância para o movimento sindical brasileiro. Ressalto que a abertura ao diálogo e à reflexão é uma das características das atividades realizadas pela Fecomerciários. E não poderia ser diferente, dada a sua condição de maior Federação de Comerciários da América do Sul, com um trabalho voltado para o fortalecimento de todos os sindicatos filiados e de defesa dos Comerciários do Estado de São Paulo.Companheiro Luiz Carlos Motta, em nome de quem cumprimento todos os componentes da mesa e todas as companheiras e Companheiros dos 67 sindicatos Filiados à Fecomerciários. Saúdo a todos os convidados e autoridades presentes.
Levi Fernandes Pinto, presidente da CNTC, fala no Congresso
Conheço de perto a capacidade de trabalho, a lealdade e a visão de futuro do Companheiro Motta, que exerce a estratégica função de Diretor-Tesoureiro da CNTC e é reconhecidamente uma das maiores expressões de liderança, hoje, do sindicalismo brasileiro. Sei do seu empenho, caro Luiz Carlos Motta, na defesa dos temas relacionados à “Trabalho, Consciência Política e Dignidade Social”, que os ilustres palestrantes e debatedores irão desenvolver neste 21º Congresso.
Acompanhei com atenção suas intervenções na Conferência da Organização Internacional do Trabalho, a OIT, realizada em Genebra, em julho, para discutir uma questão grave nas relações de trabalho em todo o mundo, que é a superação das violações da dignidade do trabalhador e a busca do respeito ao conceito de Trabalho Decente, do fim de todas as formas de Trabalho Exploratório (Trabalho Escravo, Infantil e Subemprego), da Defesa da Indústria Nacional, do Diálogo Social, da Geração de Emprego e da Igualdade de Oportunidades e Tratamento de Gênero e Raça.
Acompanhamos também, Motta, a mesma defesa desses princípios feita por você, em agosto, durante a realização do Fórum Internacional sobre Globalização Econômica e Sindicatos, realizada em Pequim, quando manifestou sua preocupação com os impactos da globalização econômica sobre os trabalhadores e as sociedades nos países em desenvolvimento. (Cumpre lembrar aos Senhores o impacto devastador das políticas de desregulação sobre os países desenvolvidos, cujos efeitos estamos assistindo agora na erosão das economias dos países ricos e na quebra dos direitos dos trabalhadores na Europa).
A Globalização tem provocado mudanças de grande impacto para os trabalhadores e a sociedade em todo o mundo. Não cabe aqui julgar se ela é boa ou negativa nas economias modernas, com a complexidade de um mundo movido simultaneamente pelo comércio, produção e investimentos financeiros. Essa discussão , é bom lembrar, sempre traz embutidas posições ideológicas. O que nos cabe, como representantes dos trabalhadores, é ficarmos atentos às ameaças que os processos novos trazem às relações de trabalho. O Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, e a Presidente Dilma Roussef já se mostraram sensíveis ao tema dos direitos sociais dos trabalhadores. Nós próprios – e Você, particularmente – já levamos essas preocupações ao Ministro.
A qualidade dos companheiros e companheiras da Fecomerciários, sob o comando de Luiz Carlos Motta, vem colaborando muito nas mudanças que estamos tentando implantar em nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, tanto na parte administrativa como na elaboração e execução de novas políticas, setor no qual contamos com a valiosa colaboração do presidente da Fecomerciários e dos Companheiros Lourival Figueiredo Melo, nosso Diretor-Secretário e Presidente da Feaac – Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio, Valmir de Almeida Lima, nosso Vice-Presidente, Luiz Arraes, Diretor de Patrimonio, e Edison Garcia, todos aqui, hoje, também presentes.
Não podemos deixar de informar aos Companheiros e Companheiras que a CNTC e a Fecomerciários continuam juntas lutando no Congresso Nacional pela Regulamentação da categoria dos Comerciários, e que está faltando agora somente a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, o que deve ocorrer logo após o pleito municipal, em vista da agenda da Câmara Federal. O projeto, originário da CNTC, já foi aprovado por unanimidade no Senado Federal e em duas das Comissões da Câmara.
Em nome das 35 Federações e dos 830 sindicatos de comerciários e de serviços do País, e de toda a Diretoria da CNTC, venho reiterar a importância do apoio desta Federação, que tem sido um exemplo de luta e de organização, demostrando unidade e força na defesa dos direitos dos Comerciários, não só de São Paulo, mas também de todo o Brasil, sob a liderança do Companheiro Luiz Carlos Motta.
A CNTC, através de sua Diretoria, se sente orgulhosa de hoje poder estar aqui neste Congresso Sindical, com vários de seus Diretores, dada a importância deste evento. Temos a certeza de que o Congresso será um sucesso e que, com certeza, trará grandes frutos para a categoria comerciária e de serviços. Salve a FECOMERCIÁRIOS e salve o Brasil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR

A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinando o trabalho, aplicando, se necessário, as penalidades aos empregados que não cumprir com as obrigações do contrato de trabalho.   Concomitantemente, ao estabelecer no artigo 3º a definição de empregado, impõe a este a dependência do empregador, seja na execução do trabalho mediante ordens, seja na continuidade ou não do emprego ou na possibilidade de medidas disciplinares por descumprimento ao estabelecido em contrato.   Para se manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho o empregador possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que ocorrer por parte do empregador.   CONCEITOS   Advertência   Embora não há legislação que discipline a aplicação de advertências, este ato está

Projeto permite que sindicatos participem da escolha de membros da Cipa

O Projeto de Lei 7206/14, em análise na Câmara dos Deputados, permite a participação de sindicatos na escolha dos membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa). O deputado Assis Melo (PCdoB-RS), autor da proposta, explica que a indicação dos empregados indicados por sindicatos, no entanto, não é obrigatória para realização das eleições. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5.452/43) exige que as empresas mantenham a Cipa, com representantes da empresa e dos empregados. Os representantes dos empregados são eleitos em votação secreta, cuja participação é exclusivamente de empregados interessados, sem a participação de sindicatos no processo. A Cipa tem como atribuição de identificar os riscos do processo de trabalho; preparar planos de ação preventiva para problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias; entre outras. Para o deputado Melo, a par

TRT-RN condena Narciso Enxovais

Escrito por: TRT-RN Acervo TRT-RN O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN) manteve a condenação da Narciso Enxovais para o pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos morais a uma ex-gerente submetida a tratamento degradante e vexatório durante treinamentos motivacionais promovidos pela empresa. Entre esses treinamentos impostos aos empregados, estava andar sobre um caminho de brasa quente. Em sua reclamação à 9ª Vara do Trabalho de Natal, a ex-gerente explica que trabalhou na Narciso a partir de julho 2009, inicialmente como assistente de vendas e, depois, foi promovida a gerente de loja. Demitida sem justa causa, em julho de 2021, a gerente informa que durante o período de seu contrato de trabalho foi obrigada a participar de vários treinamentos e reuniões para cobrança de metas. Meta ou Morte Em treinamento realizado num hotel fazenda, os ger