Segundo o protocolo, o secretário geral do Sindmotoristas, Netinho, abriu os trabalhos deste sábado (02), saudando todos os participantes.
Em seguida, o presidente do sindicato, Edivaldo Santiago, disse que seria um dia de muitas tarefas e de encaminhamentos importantes a começar pela palestra Tarifa Zero e Mobilidade ministrada pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT/SP).
PALESTRAS
SAÚDE MENTAL
A primeira palestra do dia foi sobre saúde mental, um problema crescente na categoria e em toda sociedade brasileira.
TARIFA ZERO
Jilmar Tatto começou falando que a tecnologia é uma realidade a qual temos que usar a favor da sociedade, como foi a adoção da catraca eletrônica dentro dos ônibus na cidade de São Paulo. Apresentou exemplos de onde foi implantado com sucesso o “Tarifa Zero” em alguns países do mundo e que no Brasil já funciona em 105 cidades, sendo 33 delas no Estado de São Paulo.
O deputado disse que o “Tarifa Zero” aumenta a frota de ônibus, o número de fluxo de passageiros e de trabalhadores e, assim, você gera mais a economia. E, sugeriu que seja feito um pacto com o pré-candidato à Prefeitura, Guilherme Boulos, para que a mão de obra existente no sistema seja aproveitada, que o projeto, a exemplo do SUS, seja custeado pelos governos municipal, estadual e federal.
O palestrante Daniel Santinni usou também o SUS para defender o “Tarifa Zero”.
Na intervenção do presidente o Sindimotoristas, Edivaldo Santiago colocou que o “Tarifa Zero” deve estar atrelado aos projetos Garagem Escola e do “Auto Escola O Resgate, com o intuito de garantir a capacitação dos trabalhadores para as mudanças. “Nós, condutores, não iremos abraçar um projeto sem tem uma contrapartida para a nossa categoria. Se não forem dadas garantias da manutenção dos postos de trabalho, não será implantado”.
MULHERES NO TRANSPORTE
A Secretária das Mulheres do Sindmotoristas, Edna Andrade, defendeu a participação maior das mulheres da categoria nas atividades sindicais e políticas, e isso se faz com luta e unidade.
TRABALHO DE GRUPO
No período da tarde, foram formados quatro grupos para discussão da Tese Guia e tiraram propostas a serem debatidas no último dia do congresso.
MINISTRO DO TRABALHO PRESTIGIA CONGRESSO DA CATEGORIA.
Por volta das 15 horas, se deu a chegada do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT/SP).
O Ministro parabenizou os trabalhadores, o Sindmotoristas pela iniciativa do congresso e, em especial, levou uma saudação do presidente da República, Luiz Inácio LULA da Silva.
Marinho destacou que com a volta da esquerda ao poder, o país passa por uma reconstrução. A Gestão Lula prioriza os programas sociais voltadas para a população mais carente e a valorização da classe trabalhadora, muito prejudicada em seus direitos, depois do governo anterior jogar o Brasil no atraso. “Em pouco mais de um ano, ocupamos a 6ª economia do mundo, mas encontramos dificuldades para acelerar os projetos, uma vez que a esquerda não tem a maioria no Congresso”.
Com relação ao FGTS, o saque aniversário foi uma mentira (fake news) que venderam para o trabalhador, que trouxe mais prejuízo do que benefício e que, agora, a verdade está sendo revelada.
O presidente do sindicato Edivaldo agradeceu a presença do Ministro e da sua colaboração para que os transportadores por aplicativos autônomos tenham a profissão regulamentada. “Na eleição municipal, temos que escolher um governo do povo”.
Fonte: Sindicato dos Motoristas de São Paulo - 04/03/2024
Comentários
Postar um comentário