Pular para o conteúdo principal

SINDEC-GUS RECEBE CONVITE DO TRT-6a REGIÃO

O Presidente do Sindicato dos Comerciários de Garanhuns, companheiro Adjamiro Lopes, recebeu convite da Precidência do TRT-6a Região Dra. Eneida Melo, para prestigiar a Semana Regional de Conciliação promovida pelo TRT. Deve-se ressaltar que o Companheiro Lopes, quando assumiu o cargo de Juiz Classista naquele TRT, tinha como companheira de bancada a Eminente  Eneida Melo, onde ambos faziam parte da 3a. Turma.

Quando a processos  que envolva o acompanhamento do Sindicato. Não existe nenhum processo pendente, principalmente com a atuação do Competente Advogado Dr. José Tavares Gonçalves, que atraves de sua forma de atuar, vem conciliando todos os processos de que atuou até o presente momento.

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) vai realizar, entre 23 e 27 de agosto, a semana Regional de Conciliação – que conta com o apoio da OAB-PE. A expectativa do órgão é de manter a boa performance na celebração de acordos, tal qual já foi alcançado desde que o início movimento de Conciliação lançado, em 2006, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em 2009, por exemplo, o TRT-6 bateu o recorde nacional com 4.874 acordos.

Para a Semana da Conciliação 2010, a presidente do Tribunal, desembargadora Eneida Melo, determinou que também sejam enfatizados os processos em tramitação nas varas do Trabalho de Palmares, Barreiros e Catende - muitos dos quais destruídos pelas enchentes que castigaram as cidades da Mata Sul do Estado. O grande benefício da conciliação é o de reduzir o tempo de tramitação dos processos judiciais e o de restaurar de forma mais efetiva a paz social, na medida em que a solução da controvérsia não é imposta pelo juiz da causa, mas acordada pelas partes.

Para se ter uma idéia da eficácia do movimento, segundo levantamento do Setor de Estatística do TRT-6, em 2009, a média de acordos homologados pela Justiça do Trabalho em Pernambuco foi de 190 processos/dia; durante a Semana Regional de Conciliação, essa média subiu para 287/dia.

Além das audiências já agendadas para o período, os juízes homologarão acordos entre reclamantes e reclamados que comparecem às Varas do Trabalho onde tramitam suas ações, inclusive na 2ª Instância. Juízes aposentados atuarão como facilitadores das homologações, assim como servidores, que auxiliarão o trabalho dos magistrados (as equipes de apoio estarão trabalhando em todos os andares do fórum do Edifício SUDENE). O TRT-6 também mobilizou oficiais de justiça na divulgação da campanha durante suas diligências, e enviou ofício aos advogados e empresas que possuem muitas ações na Justiça do Trabalho a fim de engajá-los no esforça da conciliação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR

A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinando o trabalho, aplicando, se necessário, as penalidades aos empregados que não cumprir com as obrigações do contrato de trabalho.   Concomitantemente, ao estabelecer no artigo 3º a definição de empregado, impõe a este a dependência do empregador, seja na execução do trabalho mediante ordens, seja na continuidade ou não do emprego ou na possibilidade de medidas disciplinares por descumprimento ao estabelecido em contrato.   Para se manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho o empregador possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que ocorrer por parte do empregador.   CONCEITOS   Advertência   Embora não há legislação que discipline a aplicação de adv...

Tarifa Zero, Emprego e Ministro do Trabalho agitam o segundo dia do Congresso

  Segundo o protocolo, o secretário geral do Sindmotoristas, Netinho, abriu os trabalhos deste sábado (02), saudando todos os participantes. Em seguida, o presidente do sindicato, Edivaldo Santiago, disse que seria um dia de muitas tarefas e de encaminhamentos importantes a começar pela palestra Tarifa Zero e Mobilidade ministrada pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT/SP). PALESTRAS SAÚDE MENTAL A primeira palestra do dia foi sobre saúde mental, um problema crescente na categoria e em toda sociedade brasileira. TARIFA ZERO Jilmar Tatto começou falando que a tecnologia é uma realidade a qual temos que usar a favor da sociedade, como foi a adoção da catraca eletrônica dentro dos ônibus na cidade de São Paulo. Apresentou exemplos de onde foi implantado com sucesso o “Tarifa Zero” em alguns países do mundo e que no Brasil já funciona em 105 cidades, sendo 33 delas no Estado de São Paulo. O deputado disse que o  “Tarifa Zero” aumenta a frota de ônibus, o ...

COMERCIÁRIOS DE GARANHUNS CONQUISTAM REAJUSTE SALARIAL ACIMA DA INFLAÇÃO

SINDICATO LUTA E COMERCIÁRIOS GANHAM REAJUSTE DE 4,% NOS SALÁRIOS: E UM PISO SALARIAL DE 4,35% A resistência e a capacidade de negociação pela manutenção de conquistas anteriores e reajuste acima da inflação são alguns dos principais motivos que explicam o desfecho de mais uma Campanha Salarial vitoriosa. Nesta quarta-feira, 09/04, a Diretoria do Sindicato dos Comerciários, fecharam acordo referente à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2024/2025, garantindo reajuste com aumento real e a manutenção de todas as cláusulas preexistentes. A nova CCT estabelece um  reajuste salarial de   4%  retroativo à data-base da categoria que é o mês de março para quem percebe acima do Piso Salarial. O Acordo abrange os trabalhadores Comerciários do Segmento Varejista em Garanhuns. Diante de uma  inflação de 3,86%  de acordo com o INPC, a Diretoria do Sindicato resistiu à pressão patronal e conquistou um reajuste de 4% linear para todos os salários, sobretudo...