Pular para o conteúdo principal

DIAP divulga proposições de interesse dos trabalhadores no Congresso

São doze matérias sobre Organização Sindical – são sete propostas em discussão na Câmara; e cinco no Senado.

Dez são as que tratam dos interesses dos trabalhadores da iniciativa privada. Nove estão em discussão na Câmara; e uma está em tramitação no Senado.

As doze proposições de interesse dos servidores estão em discussão na Câmara.

Organização sindical

Sobre a maioria delas não há consenso ou unidade do movimento sindical. Entretanto, o propósito de divulgá-las às organizações sindicais para que possam fazer seu julgamento ou juízo de valor quanto ao mérito.

Com estas informações, o movimento sindical pode situar-se quanto às matérias mais estritamente sindicais em discussão nas duas casas do Congresso - Câmara e Senado.

Assalariados da iniciativa privada

Este levantamento identifica dez proposições que podem fazer parte de uma agenda positiva do movimento sindical do setor privado no Congresso Nacional. As proposições, para avançar, dependem de um trabalho articulado e unitário dos trabalhadores no Parlamento.

Servidores públicos

De modo geral, as proposições aqui elencada aprofundam as políticas de ajuste e prejudicam sobremodo os servidores e a prestação dos serviços públicos, principalmente à população mais carente da sociedade brasileira.

Outras visam suprimir as recentes conquistas de reajuste das carreiras de Estado, bem como de vários segmentos do funcionalismo. Há também algumas cujo objetivo é resgatar direitos suprimidos com as sucessivas reformas da Previdência.

Para melhor compreensão de cada uma dessas matérias, há um breve resumo do seu conteúdo, com tramitação, Casa legislativa em que está sendo apreciada e tendência. O objetivo é orientar a atuação das entidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR

A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinando o trabalho, aplicando, se necessário, as penalidades aos empregados que não cumprir com as obrigações do contrato de trabalho.   Concomitantemente, ao estabelecer no artigo 3º a definição de empregado, impõe a este a dependência do empregador, seja na execução do trabalho mediante ordens, seja na continuidade ou não do emprego ou na possibilidade de medidas disciplinares por descumprimento ao estabelecido em contrato.   Para se manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho o empregador possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que ocorrer por parte do empregador.   CONCEITOS   Advertência   Embora não há legislação que discipline a aplicação de adv...

ASSUNTOS SINDICAIS

TRT-RN condena Narciso Enxovais

Escrito por: TRT-RN Acervo TRT-RN O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (TRT-RN) manteve a condenação da Narciso Enxovais para o pagamento de R$ 50 mil de indenização por danos morais a uma ex-gerente submetida a tratamento degradante e vexatório durante treinamentos motivacionais promovidos pela empresa. Entre esses treinamentos impostos aos empregados, estava andar sobre um caminho de brasa quente. Em sua reclamação à 9ª Vara do Trabalho de Natal, a ex-gerente explica que trabalhou na Narciso a partir de julho 2009, inicialmente como assistente de vendas e, depois, foi promovida a gerente de loja. Demitida sem justa causa, em julho de 2021, a gerente informa que durante o período de seu contrato de trabalho foi obrigada a participar de vários treinamentos e reuniões para cobrança de metas. Meta ou Morte Em treinamento realizado num hotel fazenda, os ger...